13 vantagens ao ter aulas online

Compartilhe

Existem vantagens em ter aulas online?

Aulas online são uma experiência muito diferente do ambiente tradicional da sala de aula. Por que alguém iria querer isso? E por que tantas pessoas dizem que as aulas online são uma ótima alternativa à participação presencial em uma aula?

Acredite ou não, existem algumas vantagens de fazer curso online. Algumas são óbvias, enquanto outros podem surpreendê-lo.

Aqui estão 13 grandes vantagens de ter aulas online.

1 – Custa menos

Não é segredo que a faculdade custa muito dinheiro. Você paga pelas aulas, refeições e lanches, taxas de atividades, livros didáticos enormes e uma série de outras despesas aleatórias. Isso aumenta muito rápido. Há uma razão pela qual a maioria dos estudantes precisa contrair empréstimos.

O estudante de graduação médio pode contrair dívidas impressionantes. Isso pode ser um fardo enorme para alguém que está apenas tentando iniciar uma carreira.

Nas aulas online, você paga apenas pelos créditos da universidade. Se você está tentando economizar, esta é uma solução perfeita. Você só estará gastando dinheiro com as coisas que deseja gastar.

2 – Menos intensidade

Frequentar as aulas geralmente significa aparecer em um horário específico, assistir a uma palestra um pouco longa e depois ir diretamente para a próxima aula. Ou, se você tiver espaçado suas aulas, poderá fazer uma pausa, mas ainda precisa permanecer no campus. Pode levar dias muito longos, intensos e exaustivos.

Então você tem que voltar para casa, trabalho, fazer lição, dormir e fazer tudo de novo no dia seguinte.

Nas aulas online, você faz todo o trabalho no seu próprio ritmo. Contanto que você cumpra seus prazos e participe adequadamente das aulas, você ficará bem. Isso significa muito menos pressão e intensidade.

3 – Atendimento mais fácil

Você tem que acordar cedo, sair, transitar e caminhar pelo campus. Mesmo se você não mora em uma área fria, existem muitas outras condições que podem dificultar a entrada nas aulas.

Se você faz aulas online, participar é tão simples quanto abrir seu computador ou tablet. Não há caminhadas encharcadas de chuva! Você pode aprender no conforto da sua casa enquanto saboreia uma bebida fumegante.

Além disso, você pode ser flexível sobre quando terminar o trabalho, se surgir algo, como a necessidade de levar uma criança para a prática de futebol ou participar de uma reunião para o seu trabalho.

4 – Melhore sua autodisciplina

O sucesso nas aulas online exige autodisciplina. Você não tem um professor para lhe dizer quando uma tarefa deverá realizada. Seu melhor amigo não ligará para você na segunda-feira de manhã para se certificar de que você está trabalhando nesse projeto de grupo. Você realmente precisa fazer login e participar das discussões para obter créditos de participação. Ser preguiçoso ou indisciplinado fará com que você fique para trás rapidamente.

Ao participar de aulas online, você desenvolve uma autodisciplina mais forte, o que geralmente se traduz em outras áreas da sua vida, como condicionamento físico, ética no trabalho e até relacionamentos.

5 – Acesso mais fácil aos professores

De certa forma, a distância é maior entre você e seu professor, porque você não está sentado na sala de aula com eles regularmente. Mas de outras maneiras, você tem um acesso muito mais fácil. Quando você faz uma pergunta em sala de aula, o professor precisa considerar outras questões que precisam ser respondidas, o tempo que leva para responder à pergunta e se eles querem mesmo responder à pergunta.

Em uma aula online, você pode enviar um e-mail diretamente com perguntas ao professor. Quando eles respondem, podem levar o tempo necessário para fornecer uma resposta completa. Eles também não precisam se preocupar em responder à pergunta de outra pessoa antes do término da aula. Dessa forma, você pode realmente ter mais atenção.

6 – Localização, localização, localização

Normalmente, sua escolha de universidade é significativamente reduzida por local. Se você mora em uma cidade, pode ser realmente desafiador estudar em uma faculdade que fica em outra.

Nas aulas online, a localização não importa. Se você mora em São Paulo e quer ter aulas na Bahia, isso é possível! Se você quiser viajar pelo país enquanto obtém um diploma em contabilidade, pode fazer isso acontecer. Tudo que você precisa é de um computador ou tablet e uma conexão à Internet. Essa independência de local é um benefício enorme, muitas vezes subestimado, das aulas online.

7 – O conforto da sua casa

Não há absolutamente nenhum código de vestimenta nas aulas online. Se você quer trabalhar com seu pijama ou roupa de treino de veludo, você pode. Se você quiser se deitar no sofá ou na cama enquanto assiste a uma palestra, pode. Se você quiser ouvir música clássica em segundo plano enquanto conversa com seus colegas no fórum, é possível.

8 – Créditos facilmente transferíveis

Pode haver momentos em que você precisará transferir seus créditos. Por exemplo, digamos que uma classe exija pré-requisito, mas você não pode ajustá-la à sua agenda. Ou talvez você precise fazer uma aula de pré-requisito e sua universidade não a oferece n período que necessita.

Como os créditos online geralmente são transferíveis, você pode fazer a aula online necessária em outra universidade e depois transferir o crédito para sua universidade. É a solução perfeita se você está tentando mudar de faculdade rapidamente ou precisa recuperar o tempo perdido.

9 – Uma enorme variedade de opções

Independentemente do seu campo de estudo desejado, você quase encontra um programa online, seja de enfermagem, matemática, ciências, contabilidade ou qualquer outro programa. E mais programas estão sendo adicionados pelas escolas todos os dias. Realmente existe uma opção para quase todos.

Se o seu programa não é oferecido online pela sua faculdade, pergunte se existem opções semelhantes ou créditos transferíveis que você possa obter de outro lugar.

10 – Mais fácil de focar

Nem sempre é fácil se concentrar nas aulas. Às vezes você está cansado. Às vezes, a pessoa ao seu lado cheira como se precisasse de um banho. Às vezes há obras acontecendo do lado de fora da sala de aula. Às vezes, o seu grupo de estudo quer falar sobre “O Bacharel” em vez de um problema de química. E às vezes sua mente apenas vagueia.

Tem sido demonstrado repetidamente que estudar em um ambiente alto ou barulhento torna muito mais difícil a concentração.

Nas aulas online, é muito mais fácil se concentrar no que você está fazendo. Você pode se colocar no ambiente certo. Você pode usar fones de ouvido se o ambiente estiver barulhento. Suas interações acontecem online, o que significa que não sairão facilmente do assunto. E você pode optar por estudar no momento em que estiver mais atualizado. Se você se esforça para se concentrar, as aulas online podem ser a solução ideal.

11 – Você pode manter seu emprego

Muitas vezes, obter um diploma universitário exige que você saia do emprego. Afinal, pode ser difícil conciliar as demandas da faculdade e trabalhar simultaneamente. Mas se você é organizado e autodisciplinado, geralmente é possível fazer as duas coisas.

Como você não precisa comparecer às aulas em um horário específico, pode cumprir as funções do seu trabalho e estudar durante o seu tempo livre. Você também pode usar fins de semana para realizar trabalhos adicionais para os quais não teve tempo durante a semana. Sim, é exigente. Sim, é muito trabalho. Mas se você quiser continuar trabalhando enquanto se forma, pode fazer isso acontecer com aulas online.

12 – Mais fácil de adaptar o aprendizado ao seu dia

Nas aulas tradicionais, você precisa trabalhar em torno da programação da universidade. Se a sua aula é às 16h, você precisa estar na sala de aula naquele momento e assistir à aula inteira. Deixar de fazer essas coisas resultará na falta de informações valiosas.

As aulas online facilitam muito a adaptação das coisas à sua programação. Você pode ouvir palestras em seu caminho para o trabalho. Você pode assistir a vídeos no trem ou ônibus. Você pode responder aos comentários enquanto está sentado na cafeteria. Você pode assistir a parte de uma palestra, pausá-la e depois voltar a ela em um horário conveniente. Se você já tem uma programação completa, as aulas online são a solução perfeita.

13 – Aprendendo habilidades técnicas

Se você nunca foi um especialista em tecnologia, as aulas online o forçarão a sair da sua zona de conforto (em um bom sentido). Você terá que aprender a navegar nas palestras do curso, fazer o download de materiais, interagir com outras pessoas online e se comunicar bem digitalmente.

Sim, isso pode ser assustador para algumas pessoas! No entanto, na era da informação, essas são habilidades essenciais e permitirão acompanhar o ritmo dos outros.

Uma pesquisa recente descobriu que :

As habilidades mais importantes que os funcionários estão perdendo são as de informática e técnicas. Dos que relataram que precisavam de habilidades para o emprego atual, 33% disseram não ter habilidades técnicas, incluindo conhecimentos de informática.

Conclusão

As aulas online não são para todos. Algumas pessoas só querem a sala de aula tradicional testada e comprovada. Mas as aulas online oferecem alguns benefícios realmente únicos. Esses benefícios permitem que pessoas que normalmente não conseguem obter um diploma frequentem a faculdade.

Se você quer estudar no conforto do seu quarto ou aumentar suas habilidades com o computador, as aulas online são uma opção fantástica.