Você sabe o que é oratória e para que serve? A oratória pode ser definida como a capacidade de falar e expor suas ideias em público de maneira clara e de forma compreensiva. O termo vem do latim e é utilizado para falar da habilidade que uma pessoa possui para convencer, persuadir ou se comunicar para várias pessoas.
É uma característica que é comumente associada à profissionais do teatro, políticos, líderes, professores e figuras públicas.
Os registros mais antigos da oratória foram encontrados no Egito antigo. Os romanos e gregos também utilizavam a técnica para tentar convencer as pessoas.
Para se ter uma ideia de como a oratória é importante, ela foi usada durante a época do Renascimento como um dos conteúdos utilizados nos ensinamentos das artes.
Mas o que é oratória?
Já viu aquela pessoa que discursa de uma forma que chama a atenção de todo o público? É exatamente isso que oratória significa: a capacidade de conduzir um discurso de forma exitosa e compreensível. Mais do que saber escolher as palavras, a oratória está associada aos gestos, domínio do conteúdo, utilização das melhores palavras, transmissão e compreensão de mensagens.
Falar de forma eloquente exige habilidade e domínio de técnicas. Assim, são inúmeros os fatores que devem ser combinados para proporcionar uma transmissão da mensagem de forma efetiva para os receptores.
Entendendo a oratória
É muito comum ouvir que o corpo fala muito mais que as próprias palavras. E isso não inclui somente o jeito que você gesticula com os braços, mas também a forma como você anda, olha e realiza movimentos.
Já a fala é um recurso que pode ser interpretado de diversas formas e pode ganhar diferentes significados conforme a entonação e a forma como se enfatiza determinadas palavras.
Assim, a oratória utiliza tanto os recursos da fala quanto os sinais transmitidos pelo corpo. As técnicas da oratória determinam que as pessoas devem se mostrar entusiasmadas procurando sempre falar com animação e energia. É muito importante ter em mente os conteúdos e a ordem do que será falado durante a apresentação.
Alegria, emotividade e emoção não podem faltar para que o seu público se sinta à vontade para escutar o que você tem a dizer. Certamente você já assistiu alguma aula em que o professor parecia desmotivado e sem o menor interesse pelo conteúdo, não é verdade? Oradores que agem assim provocam desânimo, desmotivação e até mesmo sono em quem está acompanhando a fala.
A oratória pode ser utilizada em vários setores da nossa vida. Quando temos a capacidade de nos comunicar com eficiência temos a oportunidade de convencer as pessoas com mais facilidade. Mais do que se fazer entender, usar a oratória de forma correta é também conquistar novos horizontes e possibilidades na vida pessoal e profissional.
Dicas de oratória
Confira algumas dicas para acertar na hora de se apresentar em público:
- A respiração pode ser muito relevante para quem fala em público. Através dela podemos identificar alguns sentimentos como medo e ansiedade. Dessa forma, é muito importante saber respirar da maneira correta.
- Quando for falar em público, lembre-se que o seu conteúdo deve seguir uma sequência lógica de começo, meio e fim. Você pode preparar um pequeno roteiro para guiar sua apresentação.
- Fique atento aos seus ouvintes. As pessoas gostam de escutar alguém que olha para a plateia sem rodeios e que demonstra segurança e confiabilidade.
- Evite ficar nervoso e foque nas suas palavras. A entonação e a forma como elas são ditas pode ser a chave do seu sucesso como orador.
- Observe a entonação e o volume da sua voz. Não vai querer que sua plateia fique sem ouvir o que você tem a dizer, não é verdade? Em algumas ocasiões vale a pena fazer uso de um microfone.
- Treine! Uma boa comunicação pode ser realizada com o treino de técnicas direcionadas. A base da oratória é a insistência em consolidar um discurso eloquente e consistente.