Entender porque oferecer um curso de primeiros socorros nas indústrias é uma das melhores formas de começar a fazer o seu negócio atingir o sucesso.
Isso porque, se faz preciso entender o que é uma obrigação de acordo com a lei, como isso funciona e quais são as vantagens que você garante a partir disso.
Portanto, aqui vamos apresentar tudo o que você precisa saber para começar a preparar o seu pessoal.
Boa leitura!
Primeiros Socorros – Lei de obrigatoriedade
Para começar esse post, é interessante ressaltar que o curso de primeiros socorros não é apenas uma vantagem, mas uma obrigação.
De acordo com a Norma Regulamentadora NR 7, todas as empresas e ambientes de trabalho devem ter um kit de primeiros socorros.
Mais importante que isso, a partir dos possíveis riscos de uma indústria ou empresa, muda-se o kit bem como a preparação da equipe.
Além do mais, a mesma norma possui um outro ponto obrigatório que é chamado de Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional.
Em outras palavras, seguindo as atividades exercidas naquele ambiente, existe uma necessidade específica de prestação de socorro a ser aprendida.
Vale destacar que o principal objetivo dessa lei é garantir que todas as empresas e indústrias ofereçam proteção básica para os colaboradores.
Afinal, acidentes podem acontecer em qualquer lugar, mas ter uma equipe preparada para ação é essencial para evitar problemas mais graves.
Na prática, o que a empresa precisa fazer?
Além de manter todos os kits sempre prontos para uso, a empresa é responsável por definir um colaborador capaz de prestar socorro.
Na maior parte das vezes, esse colaborador é um voluntário, disposto a agir de tal maneira.
Assim, esse indivíduo está sempre presente naquele ambiente, daí a necessidade de mais de um colaborador, e é capaz de agir diante dos acidentes.
Porque oferecer um curso de primeiros socorros nas indústrias?
No geral, o curso de primeiros socorros é visto como uma lei que deve ser seguida, principalmente em empresas e locais de baixo risco.
Porém, pensando nas indústrias, esse cenário muda um pouco.
Portanto, o curso de primeiros socorros é visto como um compromisso ético entre empresa e funcionários.
Isso porque, tal esquema mostra uma preocupação com o bem-estar e vida do próximo, preparando alguém para possíveis situações problema.
Mas não é só isso.
Uma equipe de primeiros socorros preparada para ação consegue chegar e agir diante de uma situação.
Ou seja, esses colaboradores atuam como os responsáveis por, muitas vezes garantir a vida de pessoal que estão naquele ambiente.
Por exemplo, suponha que, dentro de uma indústria de açúcar e álcool, algum acidente acabe resultando em um incêndio.
Nesse incêndio, diversos funcionários acabaram se machucando e precisam de suporte médico rápido.
Entretanto, como a maior parte dessas indústrias ficam longe das cidades, é a equipe de primeiros socorros que vai começar o atendimento.
Logo, esses profissionais vão ajudar a estabilizar os feridos, organizar esses indivíduos de acordo com a necessidade de atendimento e começar o processo necessário.
Muitas vezes, pode ser necessário estancar o sangue, auxiliar durante uma parada cardíaca, oferecer algum cuidado para queimaduras, etc.
Vantagens para a empresa e colaboradores
Diante do cenário apresentado, é possível destacar uma série de benefícios para todos os envolvidos.
Primeiramente, os colaboradores podem ter um apoio médico rápido, reduzindo dores, melhorando o desconforto e até voltando a vida.
Para as empresas, a equipe bem preparada evita processos legais, atua de acordo com a lei e garante uma prestação de serviço que funcione.
Da mesma forma, essa equipe auxilia a empresa a reduzir riscos, trabalhando com a conscientização de colaboradores e melhorando as condições de serviço.
Isso porque, a equipe que presta o socorre pode ajudar a empresa a desenvolver ferramentas ideias para reduzir acidentes e incentivar, por exemplo, o uso dos EPIs.
No fim, o curso de primeiros socorros é uma vantagem para todos dentro de uma empresa, e até fora dela.
Porque oferecer um curso de primeiros socorros – Principais acidentes a serem evitados
A princípio, as indústrias contam com uma série de condições de trabalho e ambientes que podem ser considerados perigosos.
Isso porque, existem um volume de pessoas trabalhando em uma mesma área, aparelhos elétricos, fundição, risco de chamas e descargas elétricas, etc.
Porém, os principais perigos, de acordo com alguns colaboradores, estão nos possíveis acidentes diários, considerados menores.
Em outras palavras, os funcionários e demais pessoas que andam pela indústria podem acabar se envolvendo em questões como:
· Quedas, de diferentes alturas;
· Cortes;
· Choques elétricos;
· Fraturas;
· Escorregões;
· Contusões;
· Queda de ferramentas, etc.
Desse modo, mesmo que nem todos sejam acidentes graves, o apoio imediato é essencial para o bem-estar do colaborador.
Pense, por exemplo, que ao cair de uma escada, o funcionário pode acabar fraturando um braço ou perna.
Então, se você oferecer um curso de primeiros socorros nas indústrias, pode oferecer suporte imediato.
Portanto, o quanto antes aquele colaborador será atendido e direcionado para um profissional da saúde.
Isso poderia significar maior tranquilidade para o funcionário e até mesmo evitar uma piora, como a necessidade de amputar a perna/braço, perda de sangue ou consciência, entre outros.
Ainda que existam diversos acidentes que são mais comuns dentro das indústrias, é ideal estar preparado para tudo.
Acidentes podem acontecer a qualquer momento, com qualquer um
Para finalizar esse post, é interessante pensar que os acidentes não têm uma data para acontecer, eles simplesmente acontecem.
Mesmo nas indústrias que tomam todas as precauções.
Inclusive, muitas vezes, os acidentes acontecem com pessoas que estão dentro do local, mas não necessariamente trabalham ali.
Por exemplo, pode acontecer de um cliente escorregar e cair, de uma ferramenta cair em algum motorista terceirizado ou até de alguém do escritório engasgar.
Outras possibilidades são em decorrência de alguma condição médica, como uma convulsão ou parada cardíaca.
Por isso, é tão importante um programa de controle, para saber o que fazer diante de tais situações.
Por fim, você ainda ficou com alguma dúvida ou gostaria de saber mais sobre o porquê oferecer um curso de primeiros socorros nas indústrias?
Comenta aqui embaixo para que eu possa ajudar ou aproveite para compartilhar as suas experiências com nossos leitores.
Grande abraço e até o próximo post!
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Certificado Cursos Online, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre cursos, educação e diversos segmentos.